Vídeo: Tecnologia digital na produção de arquivos pessoais
Tecnologia digital na produção de arquivos pessoais
Jorge Phelipe Lira de Abreu, arquivista e mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresenta brevemente a inserção da tecnologia digital na produção de arquivos pessoais, expõe exemplos de como a tecnologia permeia atividades no âmbito pessoal e como essas atividades dão origem a documentos.
Por fim, apresenta cinco dicas destinadas ao produtor de documentos para tratamento de seus arquivos pessoais digitais:
1) dimensionar o que é produzido, em quais dispositivos e onde ficam armazenados;
2) o que fazer com os recursos disponíveis;
3) estabelecer categorias e rotinas de eliminação;
4) organizar por pastas de acordo com a atividade, identificar com palavras-chave,
5) onde guardar com segurança para garantir a recuperação.
Saiba mais: INTERPARES 2 PROJECT. Diretrizes do produtor: a elaboração e a manutenção de materiais digitais: diretrizes para indivíduos. Tradução: Arquivo Nacional e Câmara dos Deputados, 2013. Disponível em: http://www.siga.arquivonacional.gov.b… (acesso em 21 de maio de 2020).
Este vídeo faz parte da campanha #ArquivoNossoDeCadaDia, uma iniciativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que traz dicas de profissionais da área para ajudar você a cuidar de seus arquivos, impressos ou digitais, além de depoimentos de cidadãos sobre a relação com seus documentos pessoais. Em vídeos curtos, venha aprender com especialistas como organizar, preservar, recuperar e até mesmo gerenciar a produção de documentos do nosso dia-a-dia e coleções pessoais; como fotografias, livros, CDs/discos, DVDs/VHSs, contas pagas, cartas, diários e outros registros de memória familiar.